segunda-feira, 22 de julho de 2013

Prontos para o 2º semestre?

Pb. Cláudio Motta

Somente para extravasar minha alegria de ver a obra de Deus dando certo, preciso relatar parte do que vivi neste ano de 2013. Vi Deus realizando grandes obras no meio do seu povo, e principalmente na nossa União de Adolescentes da Assembléia de Deus em Rio Branco - UAADERB. ELE vem exaltando seu filho Jesus Cristo e nos enchendo do seu Espírito Santo, tornando nossos coordenadores das áreas e assistentes de congregações mais fortes e cheios de fé, mas principalmente, moldando o caráter dos nossos adolescentes à semelhança de Cristo e implantando nestes o desejo de tornarem-se perfeitos varões alcançando o céu.

Cantares 2013
Em março tivemos a realização do Cantares 2013, onde se reuniram mais de 1500 jovens para louvarem a Deus, embalados pelos louvores executados por nada menos que dez bandas. Também foram apresentadas coreografias e uma peça de teatro. Vi jovens cheios do Espírito Santo ouvindo a Palavra de Deus, brincando, dançando e demonstrando toda sua satisfação em adorar a Deus em um evento que começou às 21h e foi até 6h da manhã. Estavam ali, jovens, adolescentes, pais, pastores e convidados em geral, com o propósito de se confraternizarem e principalmente louvarem ao Senhor Jesus, e ainda profetizando que o Cantares 2014 vai ser melhor.

UAADERB Premium
Em abril foi realizado a 3ª edição do UAADERB Premium, que é uma espécie de concurso de louvor, onde os adolescentes interpretam hinos de cantores já consagrados e são selecionados para a gravação de um CD. A novidade foi que lançamos a categoria “Master”, para contemplar e atender o desejo das nossas lideranças em participar também, pois este ano, em particular, será gravado um DVD. Claro que não temos pretensão de realizar um trabalho profissional, visando o mercado, mas temos conseguido deixar registrado, em forma de brincadeira, as vozes especiais destes nossos talentosos ministros de Louvor. O UAADERB Premium tem ajudado a consolidar alguns adolescentes como verdadeiros cantores do Senhor, e revelado outros grandes talentos. Aqueles louvores entusiasmaram nossos jurados e ainda enchem os olhos e, principalmente, os ouvidos de quem tem o privilégio de os ouvir.

Os meses de maio e junho foram de preparo para o V Congresso Geral Unificado da Assembléia de Deus em Rio Branco. Confecção da farda, precisamente 1.080 camisetas que seriam vestidas pelos nossos adolescentes e lideranças para reluzirem no nosso colorido coral. Nos ensaios gerais já era possível sentir o mover de Deus e se encher de expectativa para o que ainda haveria de acontecer nos dias do congresso. Nossos regentes e solistas suavam a camisa em cada ensaio para apresentar o melhor, assim como o grupo de Back vocais que buscava incessantemente a perfeição. Cada detalhe era testado e aperfeiçoado, nossos líderes entusiasmavam os grupos de adolescentes nas áreas para uma grande e brilhante participação. Foi assim, com muito jejum, oração e uma intensa e exaustiva preparação como se este fosse nosso último congresso, pois Jesus está voltando, este foi o sentimento durante estes dois meses.

Julho chegou, mês do congresso. Mas antes de relatar como foi, tenho que lembrar que fomos impulsionados por Deus a fazermos um grande convite no Terminal Urbano de Rio Branco. E como não podia deixar de ser, esse convite não seria nada convencional, mas regidos pelo grupo de coreografia que já estava preparado para o congresso, nossos adolescentes foram empolgadíssimos para o 1º Flash Mob da UAADERB. E, ao som de “Sonhos de Cristo” as pessoas paravam para ver mais de 50 adolescentes dançando, cantando e entregando convites a todos para o nosso grande Congresso.

No dia 03 de julho iniciou-se o V Congresso Unificado com o tema: “Derrubando fortalezas com as armas espirituais”, baseado em II Co 10.4-5. Enquanto observava os irmãos e todo o povo se aglomerando nas entradas e dando início ao fluxo de pessoas para o interior do ginásio, me lembrei dos tempos em que trabalhei com abelhas africanizadas, pois enquanto o enxame está sendo capturado e a rainha já se encontra dentro da caixa, as abelhas que acompanham a rainha emitem um sinal que todas as outras abelhas entendem e passam a entrar na caixa e estabelecem a ordem no enxame. Neste momento, pensei: o Rei dos Reis está aqui dentro e o povo esta vindo segundo a ordem do Espírito Santo para adorá-lo.

Quem esteve ali pôde contemplar durante quatro dias um derramar abundante da glória de Deus. Enquanto os corais cantavam, Mocidade, Círculo de Oração e Adolescentes, a igreja se enchia de unção, durante a ministração da Palavra a igreja se regozijava com a sabedoria e o conhecimento dos homens de Deus, e quando a igreja foi convidada a interceder, Deus salvou pessoas, restabeleceu famílias, batizou com Espírito Santo, libertou, curou, operou maravilhas e vimos fortalezas serem destruídas e a igreja ser fortalecida com armas espirituais.

Caia Fogo no V Congresso
A participação da UAADERB neste Congresso foi realmente maravilhosa. Todo o esforço da nossa liderança, em levar o maior número possível de adolescentes, foi compensado ao ver que tudo o que Deus nos inspirou a fazer foi concretizado. Tivemos um coral muito colorido, com mais de mil vozes cantando fervorosamente que já temos um “Novo Endereço”, pois o rei está voltando. Com muita autoridade e firmeza, nossos adolescentes tomavam o escudo para se defender e atacavam com a espada que é a Palavra de Deus, seguindo confiantemente a instrução de “Efésios 6”. Cheios de alegria e muita unção, nosso coral contagiou toda a igreja e esta a clamar “Caia Fogo” viu todo o povo contemplar que há Deus em Israel. Foi impressionante, com certeza não temos a dimensão por completo do que foi este V Congresso, mas por muito tempo ainda ouviremos testemunhos de pessoas que foram grandemente abençoadas.

Cristour em Feijó
No final de semana seguinte ao nosso Congresso, um grupo muito representativo da UAADERB partiu de ônibus para uma viagem inesquecível, uma excursão chamada CRISTOUR. Destino: cidades de Feijó e Cruzeiro do Sul. Foram 48 passageiros no ônibus e mais dois carros com 9 pessoas totalizando 57 irmãos. Foi uma experiência extraordinária, um grupo de pessoas que não tinham tanta intimidade, mas logo nas primeiras horas já era como uma família, que conversavam desenfreadamente, se abraçavam como velhos amigos, davam gargalhadas até chorar de tanto rir, cantavam louvores a Deus, davam e achavam graça em tudo, ou seja, foram cinco dias vividos intensamente, todos movidos pelo mesmo Espírito.

UAADERB em Cruzeiro do Sul
Os adolescentes puderam experimentar cinco dias sem televisão, com pouquíssimo uso de celular e todos concordaram que não fez falta, pois o mundo real, concreto, o calor humano, as verdadeiras amizades, o olho no olho, um aperto de mão, uma palavra dita ou ouvida ao vivo e a cores, coisas que parecem não ter mais valor, ainda fazem o ser humano amar mais e se sentir mais amado por Deus e pelo povo que vai morar no céu. Passar a noite acordado com um grupo de adolescentes educados, mansos, inteligentes, saudáveis, dispostos a dormir tarde e acordar cedo, obedientes aos horários e atividades, brincalhões e organizados, ávidos por divertimento, mas comprometidos com a segurança do grupo, tímidos e inseguros como a maioria dos adolescentes, mas entusiasmados e seguros para viverem novas experiências. Tudo isso me fez contemplar um futuro melhor, esses rapazes e moças nas mãos de Deus saberão vencer os desafios da vida e construirão uma sociedade melhor e mais justa.

Além destas atividades citadas temos realizado nossos Cultos Gerais com uma grande presença de adolescentes e nas Reuniões Gerais nossos líderes têm tido uma excelente participação. Também temos realizado, nas áreas, evangelismo com toda criatividade que temos direito, através de faixas, cartazes, danças, músicas, teatro, balões, bandeiras e muito colorido temos apresentado Jesus às pessoas nas praças, esquinas, ruas e avenidas dos bairros em Rio Branco. Nas áreas e congregações, podemos ver grupos de adolescentes cada vez mais dedicados a oração e leitura da palavra por serem estimulados e ensinados pelos seus líderes.

Todas estas maravilhas que temos contemplado no primeiro semestre de 2013, só acontecem porque servimos a um Deus que é vivo e realiza o impossível no meio do povo que o adora. E é o nosso Deus que nos tem abençoado com Pastores e Dirigentes que seguindo a Sua orientação tem feito nossa Assembléia de Deus cada vez mais forte e cheia da unção e graça de Deus. Temos tido sucesso, e vale ressaltar que o sucesso é uma obra de arte feita por muitas mãos, por que contamos com um grupo de líderes de adolescentes que nas áreas e congregações não medem esforços para ganhar, resgatar, apascentar, proteger, alimentar e, principalmente amar nossos jovens. Esse grupo de líderes tem vivido como verdadeiro corpo de Cristo, onde cada membro tem o mesmo valor, como nos ensina a Palavra de Deus. Temos visto a UAADERB brilhar e crescer, porque desde os membros da coordenação geral até/e principalmente os nossos adolescentes, têm entendido que não há nada melhor que servir a Deus e viver na expectativa de ser arrebatado por Jesus e viver eternamente no céu. Portanto estamos prontos para o 2º semestre...

Pb. Claudio Jorge Carvalho da Mota
Coodenador Geral da União de Adolescentes da Assembléia de Deus em Rio Branco - UAADERB

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cristour: Feijó e Cruzeiro do Sul

Caravana do Cristour no Aeroporto de Cruzeiro do Sul
A caravana da UAADERB fez o seu primeiro Tour entre 12 e 16 de julho por Feijó e Cruzeiro do Sul, o Cristour. Houve um problema no ônibus logo no começo da viagem, mas o que poderia ser ruim, Deus transformou em bênção, além de ter sido uma oportunidade deste grupo tão diversificado se entrosar, composto de adolescentes, assistentes, coordenadores e parentes, pessoas de diferentes áreas da Assembleia de Deus. Os membros tiveram um teste de paciência, determinação e fé. Na mesma noite conseguiu zarpar em Feijó e logo de cara já houve o desfile do esquisito, levando em primeiro lugar como os mais esquisitos: Thayná Magalhães e Janderson de Paula.

Confira as fotos do Cristour 2013!

Houve Gincana no sábado, 13, os adolescentes de Feijó e Rio Branco estavam misturados e distribuídos entre os times branco, verde, amarelo e vermelho, levando a melhor este último, ganhando bombons de chocolate da marca Lacta. Mais tarde teve louvores; palestra sobre os "Cuidados com as redes sociais", ministrada pelo Pb. Cláudio Motta; passeio pelo centro de Feijó, finalizando a noite com jogos e brincadeiras na chácara. No dia seguinte, todos tiveram que levantar o acampamento que o destino agora era Cruzeiro do Sul.

Não faltou o banho no Igarapé Preto na Chácara Maranata da Assembleia de Deus de Cruzeiro do Sul, nos dias 14 e 15, culto no Templo Sede, devocionais, turismo pelo aeroporto e o centro da cidade e compras nos mercados cruzeirenses, como farinha de mandioca, biscoitos e bolos. Pra finalizar, houve o Show de Talentos, onde os viajantes puderam mostrar seus dons, surpreendendo a todos, com muita criatividade, desenvoltura e capacidade. O Cristour só foi possível devido o apoio das ADs de Feijó e Cruzeiro do Sul, que providenciaram local para os acampamentos. A pastora Surleide de Feijó ainda foi mais além, providenciando a comida e a programação, até na volta para casa, foram as cozinheiras feijoenses que preparam o almoço desta caravana, no dia 16. Esta viagem ficou marcada na memória de cada um dos participantes, as novas amizades, o agir do Espírito Santo, a alegria, conhecer o interior do Estado do Acre foi marcante e foi só o começo.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Agradecimentos do XVI Congresso da UAADERB

O V Congresso Unificado da AD aconteceu nos dias 3 a 6 de julho e também o XVI Congresso da UAADERB. A diretoria da União de Adolescentes agradece a todos que colaboraram com esta festividade. Foi possível ver se realizar o que diz no versículo "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam." localizado em 1 Coríntios 2.9. Os adolescentes e líderes surpreenderam a todos, por mais que se planejasse, a farda, a coreografia, os escudos, os papéis, os hinos, os regentes, o fogo, mas nada é comparável ao que este departamento realizou, foi muito além de tudo o que foi imaginado. Abraçaram todas as ideias e encheram aquela arquibancada, declararam que caia fogo do céu e que enchesse aquele lugar, que vamos morar em um novo endereço nos céus e que estamos equipados com toda a armadura de Deus. Só Deus para recompensar cada um, só Deus para dar a cada um segundo o desejo do coração. E que venha 2014, porque a obra é do Senhor, independente de quem sejam os servos que ele coloca a frente. UAADERB? Glória a Deus. De quem é a vitória? É do povo de Deus!

terça-feira, 9 de julho de 2013

Bagagens prontas?

O Cristour já está com todas as vagas preenchidas, mas quem quiser ir de carro seguindo o ônibus, fique a vontade, será muito bem vindo. A União de Adolescentes sairá na sexta-feira, 12 de julho, às 7 horas, de frente da Concha Acústica com destino a Feijó. O horário marcado para chegar no local de saída é 6h15, para darmos as últimas instruções, acomodarmos as malas e escolhermos as poltronas. Os passageiros devem preparar suas malas, não esquecendo de levar:
  • Ficha de autorização assinada pelos pais (não embarcará sem ela);
  • Barraca e colchonete;
  • Roupa de cama (lençol/ cobertor);
  • Pijama, travesseiro;
  • Boné (para proteger do sol);
  • Agasalho (pode fazer frio);
  • Sapatos confortáveis;
  • Toalhas (banho e rosto);
  • Produtos de higiene pessoal (álcool em gel, sabonete, pasta, escova e fio dental, shampoo, condicionador, desodorante, papel higiênico, absorvente feminino, etc.)
  • Bíblia;
  • Biscoitos, frutas, Iogurte, etc. (para lanchar entre as refeições);
  • Livro de Atos na cabeça (para a Gincana em Feijó);
  • Prato, talher e copo (e ficar responsável pela limpeza deles depois das refeições);
  • Roupa de banho (menos biquíni, frente única, top, short ou sunga);
  • Protetor solar;
  • Repelente de Insetos.
Boa Viagem!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

V Congresso Unificado

Coral Coaderb
O V Congresso Unificado da Assembleia de Deus em Rio Branco, que ocorreu de 3 a 6 de julho, no Ginásio do Sesi, teve o derramar do poder de Deus, muitas pessoas se reconciliaram. Os pregadores foram Pr. Moisés Sampaio e Pr. Rogélio Luiz. Mas, este ano ficou marcado pela criatividade dos corais, que ousaram, fugindo do tradicional coral que apenas canta e incrementaram os hinos. Afinal, é uma festividade que acontece apenas uma vez no ano, durante quatro dias e que envolve toda a Assembleia de Deus em Rio Branco, as 116 congregações, e os três maiores departamentos. O COADERB (Círculo de Oração) balançaram lenços brancos em um dos hinos, em outro cantava para a igreja gritar o nome de Jesus, enquanto as coordenadoras de área traziam placas com o nome JESUS e na canção que falava das mulheres vitoriosas, algumas circulistas levantaram placas de isopor com os nomes de mulheres da Bíblia.

Coral UMADERB "Há Poder no nome Jesus"
O Coral da UMADERB fez um mosaico com a inscrição "Há Poder no nome Jesus", e ao virar as placas formava a frase "Assembleia de Deus 70 anos Resgatando e Edificando Vidas", o coral fez coreografia durante os hinos, e algumas jovens formaram um grupo que dançava durante alguns hinos do Coral. Garotas que tinham muita desenvoltura, expressão facial e simpatia. A farda das Jovens chamou atenção, as mulheres estavam com blusa roxa de cetim com bolinhas brancas e saia longa preta, enquanto os rapazes estavam com camisa social branca, calça preta e gravata roxa, os líderes tinham o uniforme diferenciado.

Coral da UAADERB com escudos
E o Coral da UAADERB? Somos mais que suspeitos para falar. Mas os adolescentes arrasaram, cantaram com força e alegria, encheram uma das arquibancadas do Ginásio. No hino "Caia Fogo" balançaram papéis celofane combinando com as cores das blusas que usavam e que imitavam as cores das nuances do fogo: amarelo, laranja, vermelho, lilás e azul. Já no hino "Efésios 6" balançaram escudos de papel alumínio e laminado na cor prata, que as congregações confeccionaram. No hino "Novo Endereço" além do coral cantar, algumas adolescentes dançaram, e também no hino "Altos Montes". Os solistas e regente eram adolescentes e líderes de adolescentes.